Procurador Júlio Marcelo e ministro Marcos Benquerer do TCU farão palestras no TCE-PB

O procurador Júlio Marcelo de Oliveira, há 14 anos atuando no Tribunal de Contas da União, será um dos palestrantes do seminário “Passado, presente e futuro: uma discussão sobre o sistema Tribunais de Contas”, próximo dia 27, no Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas da Paraíba. O evento marcará as comemorações pela passagem do Dia do Auditor de Controle Externo.

Graduado em Direito e em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília, o procurador atua pelo Ministério Público de Contas junto ao TCU desde 2004 e presidente, atualmente, a  AMPCON – Associação Nacional do Ministério Público de Contas.

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro André Carlo Torres Pontes, fará abertura do evento que tem por objetivo levar ao debate temas relevantes relacionados ao papel e função institucional dos Tribunais de Contas. E, ainda, aprofundar as discussões sobre  relevância social das Cortes de Contas em razão dos resultados da fiscalização exercida para a correta aplicação dos recursos do contribuinte e maior eficiência da gestão pública.

O ministro substituto do TCU e auditor federal de controle externo, Marcos Benquerer Costa, é outro palestrante confirmado. Professor universitário, formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais, Marcos Benquerer é presidente a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiro Substitutos dos Tribunais de Contas ( Audicon).

O conselheiro Fábio Túlio Figueiras Nogueira, membro do TCE-PB e que hoje preside a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon – é outra presença confirmada como palestrante do seminário.

A programação do evento confirma, igualmente, exposição do presidente da  Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil, Francisco José Gominho Rosa.

O jornalista João Villaverde, especializado em economia pela Fundação Getúlio Vargas, atuará como palestrante e mediador de painéis. Finalista do Prêmio Esso Exxon-Mobil de Jornalismo, em 2015, ele cobriu por quase cinco anos macroeconomia, mercado de trabalho e movimento sindical pelo “Valor Econômico”.

Promoção conjunta do TCE-PB, da Associação dos Auditores de Controle Externo (AudTCE-PB) e do Sindicato dos Profissionais de Auditoria (Sindcontas-TCE-PB), o seminário reunirá, além de auditores de controle externo e servidores do TCE, conselheiros, conselheiros substitutos, membros do Ministério Público de Contas e representantes instituições de controle e da sociedade civil.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas, gratuitamente, por meio do portal do Tribunal de Contas da Paraíba na página da Ecosil , no link https://www.doity.com.br/dia-auditor-controle-externo

 

ASCOM TCE-PB

16/04/2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe: